![]() |
Capa - versão antiga. |
O clássico, escrito por Emily Brontë em 1847, relata a história de um amor infeliz, marcado pela obsessão, angústia, ódio e vingança.
A história se passa na fazenda Morro dos Ventos Uivantes no final do século XVIII, onde nasce o amor de dois jovens; Catherine Earnshaw e Heathcliff- um cigano que fora adotado pelo sr. Earnshaw quando pequeno; mas quando este morre, Heathcliff passa a ser maltratado por Hindley - irmão de Cathy.
A partir desse momento nasce no personagem o ódio e a sede de vingança, acentuada quando sua amada decide se casar com Edgar Linton - um rico e honrado herdeiro da fazenda vizinha, a Granja dos Tordos.
Sem dúvida o único romance escrito por Emily Brontë tornou-se um dos clássicos mais surpreendentes. Apesar de serem separados cruelmente pelo destino, o amor do casal é mais forte e vence a própria morte levando a história para um plano intenso e sombrio, conquistando milhares de leitores no mundo inteiro, sendo reescrito em varias versões e traduzido em diversas línguas.
![]() |
Capa do filme - Paramount, 1992. |
Em 1992, o livro ganha vida nos estúdios da Paramount sob a direção de Peter Kosminsky.
Uma fiel adaptação, apresenta a história completa das duas gerações dos Earnshaw em apenas 106 min, garantindo um ritmo um tanto acelerado, mas compreensível.
A riqueza detalhada dos cenários e figurinos merecem destaque, tal como as excelentes atuações de Juliette Binoche (Cathy Earnshaw - Cathy Linton) e Ralph Fiennes (Heathcliff), que representaram de um modo apaixonante a complexidade dos personagens da história que se reflete na verdadeira natureza humana.
Um filme que envolve, surpreende e encanta pessoas pelo mundo inteiro, narrado ao som de uma trilha sonora espetacular.